
INSTITUTO VERDELUZ
O Instituto Verdeluz nasceu em 2013 a partir de algumas alunas da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará que integravam um grupo de pesquisa em Direito Internacional e Meio Ambiente e que desejavam colocar em prática tudo que era discutido nesse grupo, assim, o Instituto Verdeluz surge como um projeto de extensão da UFC.
Desde então, foram implementados 30 projetos que vão desde oficinas nas comunidades até grupos de estudos para compreender melhor a temática socioambiental. Atualmente, o Instituto Verdeluz é uma Organização Não Governamental (ONG) socioambiental de Fortaleza, tratando da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e da luta por uma justiça socioambiental. Hoje, contamos com cerca de 110 voluntários distribuídos em 4 projetos: Grupo de Gestão e Articulação de Resíduos Sólidos Urbanos (GRU), Grupo de Estudos e Articulações sobre Tartarugas Marinhas (GTAR), Programa de Informação e Participação Ambiental (PIPA) e Ativismo.
O Verdeluz tem contribuído no debate e formulação de políticas públicas, estando presente em conselhos e participando de inúmeras conferências internacionais. Estivemos presente no debate acerca da criação e aplicação de várias políticas públicas, tendo participado das oficinas de formulação do plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente e do Plano Municipal de Educação e Meio Ambiente de Fortaleza. Participamos, ainda, de Conferencias do Clima da ONU. Buscamos a reconexão do homem com a natureza, acreditando que o jovem tem o potencial de transformar o mundo em que vivemos em um lugar melhor.
Acreditamos que ideias surgem para serem colocadas em prática e que não vamos conseguir encontrar a solução sozinhos, mas juntos podemos ser a diferença. Queremos ter voz, queremos lutar pelo que acreditamos, queremos transformar sonhos em realidade, queremos nos conectar. E é por isso que convidamos você a ser parte da solução também. Vem ser Verdeluz.
